domingo, 14 de abril de 2013

QUÍMICA ORGÂNICA


          A química orgânica e o ramo que trata de substancias ou compostos contendo carbono e hidrogênio como os seus elementos principais (também, frequentemente encontra-se elementos como oxigênio,  fósforo, enxofre, etc).
          A química orgânica tem uma presença constante na nossa vida, no nosso cotidiano. Tem uma ligação forte com áreas importantes, como na saúde, agricultura, energia, ambiente transporte, etc.
          A química orgânica abrange uma área enorme e foi estimado que o numero de substancias orgânicas que pode existir é um numero e tão grande que ultrapassa o numero de estrelas no universo visível.
          Os compostos orgânicos são de dois tipos; naturais e sintéticos os naturais são feitos (bio sintetizados) pela mãe natureza e os sintéticos pelo homem nos seus laboratórios e fabricas. 
          Compostos orgânicos são encontrados, na terra, nos mares, no ar e no espaço na terra encontra-se uma grande variedade de compostos orgânicos, desde compostos produzidos pelas plantas e animais aos compostos produzidos nas nossas fabricas e nos nossos laboratórios. No caso dos seres vivos, são encontrados nas suas células, compostos orgânicos pequenos (por exemplo, açucares e aminoácidos) a compostos grandes, (por exemplo, proteínas, celuloses e acido nucleicos).
          Os neurotransmissores e são responsáveis pela sua consciência. Os neurotransmissores são enviados de um neurônio (célula nervosa) para outro. O oxigênio vital para a sobrevivência destas células é transportado por um composto chamado hemoglobina contendo uma parte orgânica grande (a porfirina).
          Em termos de maior diversidade de compostos orgânicos na terra, as florestas da Amazônia do Brasil são provavelmente o líder. De facto estas florestas são verdadeiramente fábricas de compostos orgânicos! Muitos dos compostos ali encontrados têm sido usados como fármacos no tratamento de várias doenças.
         O gás de estufa mais conhecido por todos responsáveis pelo aquecimento global. O ar contém muitos outros tipos de compostos orgânicos. Nas cidades grandes, o ar contém produtos de combustão parcial dos automóveis, denominados, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, que infelizmente, são associados a doenças graves, como por exemplo, o cancro. Mais perto dos nossos narizes, os perfumes que usamos são constituídos por compostos orgânicos voláteis com cheiros agradáveis. No reino animal, muitos deles (particularmente os insectos) usam compostos orgânicos pequenos e voláteis, conhecidos como feromonas para comunicar, e particularmente, atrair o sexo oposto.
         Um outro gás de estufa, é o metano (o hidrocarboneto mais simples que existe), e estudos recentes mostram que este gás existe em quantidades significativas na atmosfera por cima da Índia e China.

Equipe: Hugo, Edicleiton, Igor Cruz, Bruno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário